quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conhecendo o Arquivo Patrimonial de BH







      No dia 02/09/14, os alunos do PROETI foram visitar o Arquivo Patrimonial de MG e tiveram a oportunidade de conhecer e aprender como conservar e manusear documentos, além de conhecerem como é feita  a seleção do que é importante e a preservação de acervos documentais, com medidas que podem ser realizadas por todos.  O estudante passa a se perceber como sujeito produtor e receptor de documentos, sendo, por isso, responsável pela preservação daqueles documentos considerados de guarda permanente para ele. 
     Os alunos foram recepcionados na Sala de Visitas, onde se inicia o diálogo, assistem ao "vídeo documento" e discutem a importância do Arquivo no cotidiano da cidade, fazendo um paralelo com o arquivo pessoal de cada um. Também participaram de uma atividade lúdico-pedagógica para conhecerem os documentos do APCBH, receberam dicas de como conservar o seu arquivo pessoal e visitaram alguns setores do Arquivo, como a Conservação e os Depósitos, tendo a oportunidade de conhecer o trabalho dos profissionais que trabalham ali e de observar como a documentação é tratada e armazenada. Todos os alunos receberam um kit com material para manusear os documentos. Foi uma visita muito proveitosa para todos os alunos.























  Kit de material
Utilizado para manusear documentos







                      Cada aluno recebeu um kit para manusear documentos
                   O Kit contém: 1 par de luvas, 1 lápis, 1 borracha, clips de plástico,máscara, saquinho para sachê,fitinhas para amarrar o sachê e 1 passaporte de pesquisador.
























 

































Nenhum comentário: